Solista, músico de câmara e professor, o violoncelista Adrian Brendel destaca-se pela sua versatilidade e originalidade. Estudou com figuras como William Pleeth ou Frans Helmerson e, mais tarde, com György Kurtág e elementos do famoso quarteto Alban Berg, além dos ensinamentos que recebeu do seu pai, Alfred Brendel.
É membro do Nash Ensemble e do DSCH-Schostakovich Ensemble e toca regularmente com músicos como Henning Kraggerud, Lisa Batiashvili, Aleksandar Madžar, Imogen Cooper, Till Fellner ou Kit Armstrong. O seu repertório inclui com frequência música do nosso tempo, fruto de projectos que desenvolveu com personalidades como György Kurtág, Thomas Adès ou Peter Eötvös. Adrian Brendel é convidado frequente dos mais prestigiados festivais internacionais e temporadas de concertos e já se apresentou como solista com algumas das principais orquestras europeias.
Da sua discografia, destaca-se a gravação das sonatas para violoncelo e piano de Beethoven junto com o seu pai (Philips/2004), uma gravação com música de câmara de Sir Harrison Birtwistle (ECM/2014), e, com o DSCH-Schostakovich Ensemble, a integral da obra para piano e cordas de Schostakovich (Paraty-Harmonia Mundi/2018) e Trios de Beethoven (Paraty-Harmonia Mundi/2021).
Adrian Brendel é Professor de Violoncelo e Música de Câmara na Guildhall School e na Royal Academy, em Londres.

 
09 JUL 21h30 – Universidade Nova FCT

Concerto de Encerramento  
Beethoven Fest

10 JUL 19h00 – Convento dos Capuchos

Poslúdio dos Capuchos  
Variações Goldberg 3