Agraciada com uma medalha do governo belga aos 14 anos, a violinista belga lusodescendente Elsa de Lacerda venceu o concurso do Crédit Communal e apresentou-se alguns meses depois como solista com a Orquestra Real Filarmónica de Liège. Posteriormente, integrou a classe de Endré Kleve no Conservatório Real de Bruxelas, onde ganhou cinco Primeiros Prémios e Diplomas Superiores com Grande Distinção.
Aperfeiçoou-se nos Estados Unidos, no Festival Eastern Music, e na Accademia Chiggiana, em Siena. Estudou com Walter Levin do Quarteto Lasalle, com Rainer Schmidt do Quarteto Hagen, com Heime Müller e Natalia Prischepenko do Quarteto Artemis, e com Eberhard Feltz e membros do Quarteto Danel.
Primeiro violino do Quarteto Alfama durante 15 anos, Elsa de Lacerda apresentou-se em inúmeras salas e festivais internacionais de prestígio, nomeadamente: Bozar, de Singel, Philharmonie du Luxembourg, Festival d’Ambronay, Cité de La Musique, Philharmonie de Paris, Flagey, Musée d’Orsay, Festival de Stavelot, Flaneries Musicales de Reims, Festival Artonov, Opéra de Bordeaux, Opéra de Dijon, Opéra de Rouen, Festival de Cran Montana e Racinotes.
Colabora frequentemente com os pianistas Pierre Solot, Elodie Vignon, Nathanaël Gouin; com os violoncelistas Marie Hallynck, Kacper Nowak; e com as cantoras Jodie Devos e Albane Carrère.
Gravou sete álbuns para as editoras Musica Ficta, Fuga Libera, Cyprès e Harmonia Mundi que receberam os melhores elogios por parte da crítica belga e internacional.
O seu CD “Still Schubert” foi editado pela editora Cyprès e ganhou o Prémio Octave de la Musique em 2020.
Em 2023, edita o seu último álbum “CHANGE” em conjunto com o pianista Pierre Solot para a editora Cyprès, com obras associadas a cantos e melodias revolucionárias e de resistência.
Nos últimos 20 anos, Elsa de Lacerda tem-se dedicado paralelamente a outra paixão: o jornalismo e a crítica musical. Foi produtora e apresentadora no programa de rádio Musiq3 – RTBF e apresentou por várias vezes o Concurso Rainha Elisabeth o para a televisão e a rádio belgas.
Elsa de Lacerda toca num violino florentino construído por Tomaso Carcassi em 1766, colocado à sua disposição pela Collection Michaël Guttman.