Foto: Gisela Schenker

O maestro italiano Claudio Vandelli conta com uma longa e duradoura carreira internacional. É aclamado como maestro de repertório sinfónico e acompanhador de solistas de renome internacional, como Anna Netrebko, Yuri Bashmet, Erwin Schrott, Sergej Krylov, Denis Matsuev ou Vadim Repin.
A sua intensa actividade concertística tem-no levado a alguns dos mais importantes palcos europeus, como a Berliner Philharmonie, Royal Albert Hall, Konzerthaus e Musikverein em Viena e o Teatro Mariinsky em São Petersburgo, bem como aos Festivais de Baden-Baden e de Aix-en-Provence. Dirigiu orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra, Gürzenich Orchestra Köln, Hamburger Symphoniker, Orchester der Volksoper Wien, Royal Danish Orchestra, Solistas de Moscovo e muitas outras.
Desde o início da sua carreira, Vandelli dedicou-se a trabalhar com músicos jovens e talentosos e a moldá-los em músicos de orquestra. Martin Engstroem, fundador do Festival de Verbier (Suíça), confiou a Claudio Vandelli a criação das três orquestras internacionais do Festival. Além disso, Vandelli foi Director do Departamento de Música e Director Musical Assistente de James Levine durante dez anos. Em Verbier, Claudio Vandelli trabalhou com um grande número de maestros convidados, como Charles Dutoit, Valery Gergiev, Kurt Masur, Mstislav Rostropovich, Wolfgang Sawallisch e Yuri Temirkanov.
Claudio Vandelli é o Maestro Convidado Permanente da Orquestra Sinfónica Estatal “Novaya Russiya”, em Moscovo, e em janeiro de 2020, foi nomeado o primeiro Maestro Titular da Orquestra “Würth Philharmoniker”, na Alemanha.

 
09 JUL 21h30 – Universidade Nova FCT

Concerto de Encerramento 
Beethoven Fest