Foto: Márcia Bessa

Francisco Lima Santos

Natural de Lisboa, o violinista Francisco Lima Santos efectuou os seus estudos na Fundação Musical dos Amigos das Crianças e na Escola Superior de Musical de Lisboa, após o que ingressou no Conservatório Real de Bruxelas. Transitou daí para a Escola Reina Sofía, em Madrid, onde se diplomou em 2016, na classe de Ana Chumachenko. Durante os seus estudos frequentou masterclasses com, entre outros, Antje Weithaas, Veronika Hagen e Francesca Vicari.
A sua experiência orquestral passou pela Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra XXI, Orquestra de Jovens da União Europeia, Orquestra Nacional da Bélgica e Filarmónica de Munique. Em 2016, venceu o Concurso Vasco Barbosa, o que lhe permitiu apresentar-se a solo com a Orquestra Sinfónica Portuguesa no Teatro São Carlos. Integra o Artium Trio (com violoncelo e piano), com o qual venceu o Prémio Jovens Músicos 2016.
A convite da violetista Diemut Poppen, apresentou-se no Festival Cantabile de música de câmara, em Lisboa, ao lado de músicos consagrados.
É desde 2017 1.º concertino auxiliar da Orquestra Gulbenkian.

26 JUN 18h30

Solistas da Orquestra Gulbenkian
Quintetos de Sérgio Azevedo e de Johannes Brahms