Foto: Aline Fournier

Juan Andrés Ospina

Juan Andrés Ospina é um dos mais activos representantes de uma destacada geração de músicos colombianos. É multifacetado, o que o torna difícil de definir numa categoria específica: podemos encontrá-lo a produzir e fazer arranjos para algum artista, a dirigir e tocar a sua música para Big Band, a tocar piano como “sideman” de algum projeto, a compor música para cinema ou a criar conteúdo para as suas redes.
O seu álbum para Big Band “Tramontana” (2018) foi gravado com 26 músicos, entre eles, o vencedor de 14 Grammys Paquito D’Rivera. Para lançar o disco, Juan dirigiu a WDR Big Band (Alemanha) e a TipToe Big Band (Dinamarca) e tocou no Dizzy’s Coca-Cola (Lincoln Center, Nova Iorque).
Ospina fez parte do grupo de docentes do curso “Circle Songs” de Bobby McFerrin (Instituto Omega).
O seu álbum BBB foi considerado pela revista “All about Jazz” como um dos melhores álbuns de jazz do ano.
Produziu, arranjou e gravou em diversos álbuns premiados internacionalmente e fez digressões por todo o mundo com Sofia Ribeiro, Marta Gómez, Sylvie Bourban, Fonseca e Banda Magda.
Lidera o duo de comédia musical “Inténtalo Carito” com o seu irmão Nicolás e juntos compuseram “Qué difícil es hablar el español”, que tem mais de 20 milhões de visitas no seu canal de Youtube.
Juan Andrés estudou na “Universidad Javeriana” (Bogotá), “Escola D’Angel Soler” e “Taller de Musics” (Barcelona). Em 2005 entrou na “Berklee College of Music” com uma bolsa e obteve o seu diploma em 2007.

27 JUN 20h

Concerto de Jazz
Sofia Ribeiro Quarteto