Foto: George Lizardos

Petros Klampanis

O multipremiado contrabaixista, compositor e produtor Petros Klampanis cresceu na Grécia, rodeado de influências da música mediterrânea e balcânica. A sua trajectória de vida musical variada revela um sentido melódico extraordinário, uma afinação surpreendente e um estilo único de escrita para cordas.
Klampanis colaborou com artistas aclamados como Snarky Puppy, Greg Osby, Jaques Morelenbaum, Shai Maestro, Gilad Hekselman, Ari Hoenig, Jean-Michel Pilc e Antonio Sanchez.
Para além das suas actuações nos Estados Unidos, incluindo o Carnegie Hall, Lincoln Center e o Blue Note (Nova Iorque), tocou no JazzAhead Festival (Bremen), XJazz Festival (Berlin), Megaron Mousikis Athinon e Niarchos Foundation Cultural Centre.
Gravou quatro álbuns como líder. O seu terceiro álbum “Chroma” recebeu o prémio de melhor álbum ao vivo pelos “Independent Music Awards” e foi destacado por rádios e revistas como WBGO, FIP, TSF, DownBeat e JazzTimes. O seu álbum “Minor Dispute” foi selecionado como um dos melhores discos de jazz pela NPR (National Public Radio USA).
Recentemente, a sua paixão pelas redes sociais e artes visuais levou-o a lançar o seu projeto de Youtube “Rooftop Stories”, uma combinação de baixo a solo e elementos de música eletrónica, fazendo versões dos seus standards de jazz favoritos e temas da música folk Grega.
O seu álbum “Irrationalities” foi recentemente premiado com três “Independent Music Awards”.

27 JUN 20h

Concerto de Jazz
Sofia Ribeiro Quarteto