Sergei Nakariakov

Nascido em Gorki (Volga, Rússia), Sergei Nakariakov é por muitos considerado o mais brilhante intérprete actual de trompete e fliscorne (‘Flügelhorn’). Fez a sua primeira gravação com 15 anos e o triplo CD que editou na Warner/Teldec em 2012 é uma ilustrativa enciclopédia da extensão da sua arte, a qual já lhe valeu ser apelidado de ‘Paganini’ e ‘Caruso’ do trompete, pela forma como alia virtuosismo, requinte sonoro e expressividade.
Nakariakov toca instrumentos de Antoine Courtois (Paris), incluindo um fliscorne que leva o seu próprio nome, construído de acordo com especificações suas.
Além de repertório original para esses instrumentos, Nakariakov toca muitas transcrições e arranjos (realizados por si ou pelo seu pai, Mikhail, que foi uma figura decisiva no seu percuso), mas também encomendas a compositores, como Peter Ruzicka ou Jörg Widmann. Além de se apresentar com orquestra, Sergei desenvolve diversas parcerias em música de câmara, com músicos como Vadim Repin, Martha Argerich, Mischa Maisky, Emmanuel Pahud, Julian Rachlin ou Dmitri Sitkovetsky. Também toca frequentemente com a sua irmã pianista, Vera.
Sergei Nakariakov reside actualmente em Paris.

02 JUL 21h

Orquestra de Câmara de São Petersburgo e Sergei Nakariakov
Virtuosismo Nocturno

03 JUL 21h

Concerto Encerramento
Tchaikovsky & Schostakovich, Filipe Pinto-Ribeiro e Sergei Nakariakov