Foto: Silvia Ospina

Sofia Ribeiro

Conhecida pelo belíssimo timbre, a voz versátil e profunda e as fortes actuações ao vivo, a cantora que nasceu com “o talento de provocar uma mistura de emoções em apenas alguns minutos” (OJO) cativa de imediato cada ouvinte para o seu universo musical único.
Percorreu já meio mundo, tendo actuado em inúmeros prestigiosos palcos na Europa, Estados Unidos e América do Sul.
Conta com dez discos em seu nome, onde podemos ouvir uma harmoniosa mistura de diversas influências – do jazz à world music.
Ganhou vários prémios internacionais, tais como, o 1.º lugar na “Voicingers” (Polónia) e na “Crest Jazz Vocal” (França), e o 2.º lugar na “Young Jazz Singers” (Bélgica). O seu álbum “Ar” ganhou o prémio revelação da revista “Jazzman” (Paris).
Tem uma licenciatura em canto jazz da ESMAE (Porto) e um mestrado do Conservatório de Bruxelas. Fez intercâmbios na ESMUC (Barcelona), Berklee College of Music (Boston) e Conservatório Superior de Paris. Faz parte do grupo de docentes do curso “Circle Songs” de Bobby McFerrin (Instituto Omega), foi artista residente no Carnegie Hall (Nova Iorque) e em 2019 deu uma Ted Talk na TEDx CESA (Colômbia), onde partilhou como a improvisação a transformou como artista e a razão pela qual dá workshops de improvisação e Circle Singing.
A Sofia canta em português, em espanhol, em inglês, num idioma inventado, e canta como se fosse um instrumento. Conta histórias sobre as suas canções, improvisa e frequentemente convida o público a cantar com ela.

27 JUN 20h

Concerto de Jazz
Sofia Ribeiro Quarteto