Joaquim Rocha é Trombone Baixo da Orquestra Sinfónica Portuguesa desde 2017.
Tem sido convidado a integrar vários grupos e orquestras de onde se incluem a Sinfónica da Galiza, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Gulbenkian e Orquestra de Guimarães.
É licenciado pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto) onde estudou com o professor Severo Martinez, obtendo a mais alta classificação em 2017. Foi vencedor de vários prémios, destacando-se o 2016 First Prize Winner George Roberts Category para o International Trombone Festival Competition, que teve lugar na prestigiada Juilliard School em Nova Iorque, o Primeiro Prémio no Primeiro Concurso Internacional de Trombone (Castelo de Paiva) e, em 2019, o Primeiro Prémio no Prémio Jovens Músicos, que lhe permitiu apresentar-se a solo com a Orquestra Gulbenkian.
Participou em inúmeras masterclasses com artistas conceituados como Stefan Schulz, Ian Bousfield, Andreas Klein, David Bruchez, Jamie Williams, Jon Etterbeek, Petur Eiriksson, Filipe Alves, Gabriel Antão, Bill Thomas e Nathan Zgonc.