Pedro Lamares

Nasceu em 1979. Estudou teatro na Academia Contemporânea do Espectáculo. 
No teatro trabalhou mais de uma dezena de autores. No cinema participou em filmes dos realizadores João Botelho, Jorge Paixão da Costa, Vítor Gonçalves, Joaquim Leitão, António Pedro Vasconcelos, Vicente Alves do Ó e Tiago Durão. Na Televisão apresentou os programas “Literatura Agora”, “Literatura Aqui” e “Nada será como Dante” (RTP2) onde, com Filipa Leal, fez também parte da equipa criativa, escolha e gravação de textos. 
Integrou o elenco principal de oito novelas em Portugal e uma no Brasil. Protagonizou dois telefilmes da TVI. Integrou o elenco principal de várias séries onde se destacam “Pecado”, “3 Mulheres”, “O Atentado”, “A Espia”, “Filhos do Rock” ou “República” – todas estas para a RTP.
Na poesia, dedica-se à escolha de textos, direcção de espectáculos e leitura em recitais e ciclos literários. Participou em mais de uma dezena de festivais literários, nacionais e internacionais.
Dirige espectáculos nas áreas do teatro, música e poesia. Criou vários projectos a solo e com músicos. Nesse contexto criou, dirigiu e interpretou espectáculos com actores como Eunice Muñoz, Lúcia Moniz, Natália Luíza ou Rui Spranger e músicos como Noiserv, Rui David, Ana Isabel Dias, Pancho Tarabbia, Filipe Pinto-Ribeiro ou Orquestra Metropolitana de Lisboa. Coordenou durante dez anos a ‘maratonas de leitura’ do Centro Cultural de Belém, projecto a que regressou em 2024. 
Participou em cerca de 70 espectáculos do ciclo “Quintas de Leitura” do Teatro Municipal do Porto. Participa como criador e formador, desde 2017, em todas as edições da “Maratona de Leitura da Sertã”. Trabalhou regularmente com instituições como Casa Fernando Pessoa, Fundação José Saramago ou Instituto Camões.
É professor em escolas de teatro e formador na área da comunicação e leitura de texto para professores e actores. Desenvolve projectos de palestras e recitais para estudantes do secundário. É formador e coordenador de teatro no projecto ELO.
Gravou com João Grosso os textos do CD de apoio ao manual escolar da Raíz Editores. 
Foi professor convidado nas escolas profissionais de teatro Academia Contemporânea do Espectáculo e Balleteatro.  É criador na Companhia Nacional de Espectáculos.
Levou espectáculos e criações suas a Macau, Cabo Verde, Brasil, Bélgica, Suíça e Itália. Filmou em países como Líbano, Moçambique, Brasil, Chile e Alemanha.
Foi indicado a prémios nacionais como melhor actor principal e secundário por trabalhos em televisão e em cinema.