O pianista David Santos apresenta-se internacionalmente em colaboração com diversos cantores, centrando a sua atividade concertística no repertório de canção. Estudou com os pianistas Leonard Hokanson, Axel Bauni e Irwin Gage. Em 2009, venceu os primeiros prémios no 7º Concurso Internacional Schubert e de Música Moderna em Graz e no 1º Concurso Internacional Schubert para duos de Lied em Dortmund.
David Santos realizou recitais em salas como a Konzerthaus e a Philharmonie de Berlim, os Teatros de Kassel e Meiningen, o Centro de Artes deSingel em Antuérpia e a Tonhalle de Zurique, bem como no Tanglewood Music Festival nos Estados Unidos. Em Portugal, actuou nos Teatros de S. Carlos, S. Luiz e Rivoli e participa regularmente em vários festivais internacionais de música. A sua discografia inclui o ciclo Winterreise de Franz Schubert com o barítono Luís Rodrigues (AboutMusic), canções de Schubert, Brahms, Schönberg e Busoni com o baixo-barítono Tomasz Wija (Thorofon) e os ciclos Op. 35, 36 e 40 de Robert Schumann com o barítono André Baleiro (Codax).
Foi professor de Lied na Escola Superior de Música Franz Liszt em Weimar entre 2010 e 2019 e realizou masterclasses em Portugal, na Alemanha, no Brasil e na Finlândia. Tanto no seu trabalho artístico como pedagógico, dedica uma especial atenção à relação entre a análise e a interpretação musicais, bem como à apresentação de concertos através da moderação com o público.
Actualmente, é professor de Lied na Escola Superior de Música e Dança em Mannheim e professor de Piano na Universidade das Artes (UdK) em Berlim.