Convento dos Capuchos

O Convento dos Capuchos é um antigo convento da Ordem de São Francisco que fica localizado na área da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, no concelho de Almada, e a partir do qual se pode observar não só a Costa de Caparica e a sua extensa costa de praia mas também uma esplêndida paisagem da Costa de Lisboa, Estoril e Cascais. O Convento foi mandado edificar por Lourenço Pires de Távora em 1558.

Com uma localização privilegiada sobre o Atlântico, a simplicidade e a elegância do Convento dos Capuchos, refletem os princípios da Ordem de São Francisco, comunidade que o fundou no século XVI.

Recuperado pela Câmara Municipal de Almada em 2000, o edifício mantém a traça original conjugada com condições para ser um moderno espaço de cultura, vocacionado particularmente para a música e para as artes visuais.
Entre 1980 e 2001, sob a direção artística de José Adelino Tacanho, o Convento foi palco do Festival de Música dos Capuchos, um evento que deixou uma marca indelével na identidade cultural do concelho.

Vinte anos depois, em 2021, num ano particularmente difícil para o setor cultural em todo o mundo, o Festival regressa ao Convento dos Capuchos como um novo sopro de esperança que se manifesta na beleza universal da música, agora sob direcção de Filipe Pinto-Ribeiro.