Nascido no Porto, Tiago Pinto-Ribeiro estudou na ESMAE, na sua cidade natal, e depois ingressou na UdK (Universidade das Artes) de Berlim, onde estudou com Michael Wolf e concluiu o seu mestrado e diploma artístico em contrabaixo. Ao longo do seu percurso, foi laureado com o 1º Prémio no Concurso Internacional “Júlio Cardona” e recebeu uma menção honrosa no Concurso Internacional de Contrabaixo da ISB (International Society of Bassists), em Houston.
Integrou algumas das melhores orquestras mundiais: Orquestra Sinfónica NDR de Hamburgo, Orquestra Sinfónica de Berlim, Orquestra Filarmónica NDR de Hannover, Orquestra Sinfónica da Galiza, entre outras, onde foi dirigido por maestros consagrados, como Claudio Abbado, Christoph von Dohnányi, Kent Nagano e Christoph Eschenbach.
No âmbito da música de câmara, é membro do DSCH – Schostakovich Ensemble e colaborou, em Portugal e em vários países europeus, com grandes músicos como Gérard Caussé, Pascal Moraguès, Adrian Brendel, Marcelo Nisinman, Jack Liebeck, Kyril Zlotnikov, Corey Cerovsek, Benjamin Schmid, José van Dam, Silvia Careddu e o seu irmão Filipe Pinto-Ribeiro.
Tiago Pinto-Ribeiro é contrabaixista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e Professor de Contrabaixo e Música de Câmara na Universidade de Aveiro.