O Paganini Ensemble Vienna foi fundado em 2019 e é um dos primeiros agrupamentos a focar-se essencialmente nas obras de música de câmara de Paganini. O Ensemble apresenta com frequência repertório raramente interpretado, oferecendo ao público visões únicas da extensa obra de Paganini para violino, guitarra, viola e violoncelo, partindo de uma interpretação historicamente informada.
O Ensemble foi convidado por uma das principais editoras discográficas italianas, a “Dynamic”, a gravar a obra completa de música de câmara de Paganini, contando com três álbuns já editados e aclamados pela crítica. Como resultado deste projeto, o ensemble descobriu novos e fascinantes paralelos com as obras de outros importantes compositores clássicos, românticos e modernos, muitos dos quais foram inspirados pela música de Paganini.
Entre 2021 e 2023, o Paganini Ensemble Vienna apresentou-se por toda a Europa e no Canadá, em prestigiadas salas de concerto como o Auditório Nacional de Madrid, na Konzerthaus Vienna, em Montreal, Ottawa, Santander, Burgos; e em festivais de música internacionais e temporadas de concertos em Vilnius, Ghent, Varna, Collingwood, Sofia, Plovdiv, Varsóvia e Udine, entre outros.
Os membros do Ensemble mantêm contacto contínuo com várias instituições proeminentes dedicadas a promover a vida e a música de Niccolò Paganini, incluindo a Sociedade Paganini de Génova, e a Biblioteca Casanatense em Roma, onde se encontram muitos dos manuscritos originais do compositor.
O Ensemble promove entusiasticamente a música contemporânea e estreou muitas obras que lhe foram dedicadas por compositores aclamados, como Tomás Marco Aragón, Alessandro Solbiati, Rainer Bischof, Richard Duenser, Gabriele Proy, Tristan Schulze, Gheorgi Arnaoudov.
O Paganini Ensemble Vienna é constituído por músicos proeminentes como o violinista austro-búlgaro Mario Hossen, a violista polaca Marta Potulska, a violoncelista búlgara Liliana Kehayova e o guitarrista austríaco Alexander Swete.