Neste ano de 2024 em que celebramos o cinquentenário do 25 de Abril, o Festival de Música dos Capuchos é inspirado pela(s) ideia(s) de Liberdade ao longo da História da Música.
Entre 29 de Maio e 21 de Junho, o Festival dos Capuchos trará a Almada músicos e orquestras de referência nacional e internacional para uma série de concertos imperdíveis, no local que dá nome ao Festival, o Convento dos Capuchos, e ainda no Teatro Municipal Joaquim Benite e, pela primeira vez, no Auditório Fernando Lopes-Graça.
Estarão presentes artistas e ensembles de renome, entre os quais é de realçar, desde logo, a estreia em Portugal de um dos projectos orquestrais mais audaciosos dos últimos anos, a Orquestra Sinfónica de Paris “Consuelo” que, sob a direção de Victor-Julien Laferrière, abrirá o festival com a 5ª Sinfonia de Beethoven, obra-prima indiscutível e poderosa evocação da luta contra as adversidades e do triunfo da Liberdade.
Destaque-se ainda os concertos de estreia em Portugal de outros agrupamentos da vanguarda musical europeia, como o Paganini Ensemble de Viena e a Orquestra de Câmara de Berlim “Metamorphosen”, sob a direcção de Wolfgang Emanuel Schmidt.
Entre os grandes solistas internacionais que marcarão presença nesta edição, realce para a lendária pianista Elisabeth Leonskaja, a violinista alemã Carolin Widmann, o violoncelista suíço Christian Poltéra e o jovem pianista ucraniano Roman Fediurko, vencedor do prestigiado Concurso Internacional Horowitz em 2023, que interpretará obras de Chopin neste que será o seu recital de estreia no nosso país.
A presença nacional estará a cargo de agrupamentos de referência, entre os quais o ensemble renascentista Arte Minima e o Schostakovich Ensemble, e de músicos como o pianista Júlio Resende, com o seu Fado Jazz Ensemble, o maestro Martim Sousa Tavares e a violetista Sofia Silva Sousa, entre muitos outros.
Na composição, o destaque vai para obras de Beethoven, Mozart, Haydn, Schubert, Chopin, Paganini e Schostakovich; obras de compositores renascentistas, como o português Pedro de Cristo; e a ópera de Philip Glass “Na Colónia Penal”, a partir do conto homónimo de Franz Kafka.
É ainda de realçar a estreia mundial de uma nova obra da premiada compositora portuguesa, residente em Nova Iorque, Andreia Pinto Correia e o concerto de homenagem póstuma a António Mega Ferreira, um dos maiores vultos da cultura e do pensamento portugueses do pós-25 de Abril.
O ciclo das já emblemáticas Conversas dos Capuchos, com curadoria e moderação de Carlos Vaz Marques, será dedicado a três efemérides literárias de 2024 – o centenário da morte de Franz Kafka, o centenário do nascimento de Sebastião da Gama e os 500 anos de Luís Vaz de Camões – , com a presença de convidados como Alberto Manguel, José Carlos Seabra Pereira, Maria Bochichio, Nuno Amado, José Gardeazabal e Viriato Soromenho-Marques.
Em 2024, nesta que será a quarta edição do Festival de Música dos Capuchos após a interrupção de 20 anos entre 2001 e 2020 , serão ainda realizadas um conjunto de actividades de formação e sensibilização iniciadas na edição de 2023: conversas pré-concertos denominadas Prelúdios dos Capuchos com a moderação de João Almeida, diretor da Antena 2; a Visita ao património cultural do Convento dos Capuchos, construído no século XVI; a Caminhada na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, onde está inserido o Convento; e as Masterclasses dos Capuchos, aulas abertas destinadas a jovens músicos e orientadas por professores dos Conservatórios de Leipzig, Lucerna e Helsínquia.
Neste cinquentenário do 25 de Abril, celebramos os ideais de Liberdade com uma programação que reafirma a missão do Festival de Música dos Capuchos como evento de referência, à escala nacional e internacional, promovendo assim o acesso democrático à cultura.
O nosso bem-haja a todos os que tornam possível a realização do Festival de Música dos Capuchos, em primeiro lugar à Câmara Municipal de Almada e aos seus serviços municipais, à Direcção-Geral das Artes, ao mecenas BPI/Fundação “la Caixa”, aos parceiros Companhia de Teatro de Almada, Âmbito Cultural do El Corte Inglés, RTP Antena 2, e a Sua Excelência o Presidente da República pelo Alto Patrocínio novamente concedido.