Alberto Mesirca

O italiano Alberto Mesirca é considerado um dos mais destacados guitarristas da sua geração. Após completar estudos no Conservatório de Castelfranco Veneto, foi para Kassel estudar com Wolfgang Lendle.
Divide a sua actividade entre concertos, conferências, cursos e masterclasses um pouco por todo o mundo, apresentando-se a solo, em duo, em ensembles de câmara e com orquestra. O seu repertório vai desde o Renascimento até à música do nosso tempo, tendo, por exemplo, já estreado obras de Leo Brouwer e de György Kurtág.
Foi o responsável, em colaboração com Hopkinson Smith e Franco Pavan, pela 1.ª publicação moderna das obras de Francesco da Milano constantes de um manuscrito de música para alaúde data de 1565 guardado em Castelfranco Veneto.
Na sua discografia, o destaque vai para o Prémio Gramophone para o ‘Melhor Álbum Conceptual’, atribuído no ano passado ao CD ‘Chaconne’, no qual participou enquanto elemento do Ensemble O/Modǝrnt de Hugo Ticciati. Também recebeu duas ‘Chitarre d’Oro’ (Convenção Internacional de Alessandria/Piemonte) em 2007 e 2013 por outras duas gravações.
Alberto ensina actualmente no Conservatório onde se formou, em Castelfranco Veneto, em Itália.

18 JUN 21h

Piazzolla 100
Centenário do nascimento Astor Piazzolla

19 JUN 20h

Maria de Buenos Aires  
Ópera-tango de Astor Piazzolla

20 JUN 20h

Maria de Buenos Aires  
Ópera-tango de Astor Piazzolla