O italiano Alberto Mesirca é considerado um dos mais destacados guitarristas da sua geração. Após completar os estudos no Conservatório de Castelfranco Veneto, foi para Kassel estudar com Wolfgang Lendle.
Divide a sua actividade entre concertos, conferências, cursos e masterclasses um pouco por todo o mundo, apresentando-se a solo, em duo, em ensembles de câmara e com orquestra.
O seu repertório vai desde o Renascimento até à música do nosso tempo, tendo, por exemplo, já estreado obras de Leo Brouwer e de György Kurtág. Foi o responsável, em colaboração com Hopkinson Smith e Franco Pavan, pela 1.ª publicação moderna das obras de Francesco da Milano constantes de um manuscrito de música para alaúde data de 1565 guardado em Castelfranco Veneto.
Na sua discografia, o destaque vai para o Prémio Gramophone para o “Melhor Álbum Conceptual”, atribuído ao CD ‘Chaconne’, no qual participou enquanto elemento do Ensemble O/Modernt de Hugo Ticciati. Também recebeu duas “Chitarre d’Oro” (Convenção Internacional de Alessandria/Piemonte) em 2007 e 2013 por outras duas gravações.
Actualmente, Alberto Mesirca é professor no Conservatório onde se formou, em Castelfranco Veneto, em Itália.

 
03 JUNHO 21h00 – Teatro Municipal Joaquim Benite

Astor Piazzolla
As Quatro Estações