Alexander Swete é um dos guitarristas mais conceituados e requisitados da actualidade. A sua expressividade, sensibilidade e mestria tem encantado tanto a crítica como o público.
Estudou no Conservatório em Bregenz com Georg Gaupp-Berghausen e na Academia de Música de Viena com Konrad Ragossnig, onde se destacou em prestigiados concursos internacionais de guitarra (Havana/Cuba e ARD Munich). Este reconhecimento internacional teve início em 1991, quando conquistou o 1º Prémio no Concurso Internacional de Guitarra da Rádio France em Paris, a mais conceituada competição de guitarra do mundo.
Desde então, tem dado concertos por todo o mundo, tendo-se apresentado em muitas das principais salas de concerto, como Carnegie Hall em Nova Iorque, Royal Festival e Wigmore Hall em Londres, Radio France em Paris, Filarmonias Kiev, Munich Herkulessaal em Munique, Musikverein em Viena
Alexander Swete é convidado habitual em festivais internacionais de guitarra e noutros célebres festivais de música, como Allegro Vivo, Festivais de Salzburgo e Bregenz, Schubertiade Schwarzenberg, Schleswig Holstein, etc.
O seu vasto repertório inclui obras para guitarra a solo, todos os principais concertos para guitarra e orquestra, música de câmara para vários agrupamentos e diversos programas de canções. Em virtude do seu interesse pela música contemporânea, teve o privilégio de estrear várias obras que lhe foram dedicadas.
Como solista, tem-se apresentado com importantes orquestras sinfónicas e de câmara. No âmbito da música de câmara, tocou com membros da Orquestra Filarmónica de Viena e da Orquestra Sinfónica de Viena, com o Quarteto de Cordas de Manhattan, o Quarteto Hugo Wolf e com músicos como Tabea Zimmermann, Peter Schreier e Wolfgang Holzmair.
Além dos seus diversos projectos, como o trio Swete-Bertel-Sepec, Guitar4mation, HappyNewEar, Il Duende (com Sofia Taliani e Günter Voglmayr), tocou ainda com o Klangforum e o New Art Ensemble, cuja gravação de “Quest” e “Songs, Drones and Refrains of Death” de G. Crumb foi distinguida como Escolha do Editor na revista Gramophone.
É detentor de uma ampla discografia e gravou para ORF, WDR, ARD, NDR, BBC London, Radio France, Radio España, SBS, Sydney, Tokyo Cablevision, etc.
Desde 1998, Alexander Swete é Professor de Guitarra na Universidade de Música e Artes de Viena e é frequentemente convidado para integrar o júri de concursos internacionais.