Filipe Pinto-Ribeiro é um dos grandes pianistas portugueses da actualidade e um dos que mais reconhecimento internacional conquistou enquanto solista e músico de câmara.
Diplomado e doutorado pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, onde estudou com a célebre professora Lyudmila Roschina, Filipe encetou desde então uma carreira que o tem levado a apresentar-se nas principais salas e com as principais orquestras portuguesas, e de vários países, em alguns dos principais palcos e prestigiadas séries de concertos da Europa e América.
Momento importante no seu percurso foi a criação, em 2006, do DSCH-Schostakovich Ensemble (de que é director artístico), um agrupamento de geometria variável onde Filipe se tem reunido, ao longo dos últimos quase 20 anos, a muitos dos mais significativos músicos do nosso tempo para concertos um pouco por todo o mundo.
Foi também a partir desse Ensemble que criou em 2015 o Festival e Academia Verão Clássico, que se realiza anualmente em Lisboa e que se constitui hoje inquestionavelmente como um dos mais importantes festivais e academias musicais de Verão do mundo. É também director artístico do Festival Bragança ClassicFest e curador do Ciclo de Concertos Music4l-mente, no Porto, sua cidade natal.
Dentre a sua discografia aclamada internacionalmente, destaque-se, a solo, o CD ‘Piano Seasons’, com obras de Tchaikovsky, Carrapatoso e Piazzolla/Nisinman e, em música de câmara, a integral para piano e cordas de Schostakovich e um disco com Trios de Beethoven, todos três editados pela Paraty/Harmonia Mundi.
Recebeu em 2014, da prestigiada marca de pianos Steinway & Sons, a distinção oficial de “Artista Steinway”.
Desde 2021, Filipe Pinto-Ribeiro é o director artístico do Festival de Música dos Capuchos.
25 MAIO 21h00
Convento dos Capuchos
O Tempo da Criação
Ravel, Debussy, Milhaud
18 JUNHO 18h00
T. M. Joaquim Benite
Concerto de Encerramento
As Quatro Estações de Philip Glass
22 JUNHO 21h00
Convento dos Capuchos
Poslúdio dos Capuchos
O Quarteto para o Fim do Tempo