Foto: Rita Carmo

Filipe Pinto-Ribeiro

Filipe Pinto-Ribeiro é um dos grandes pianistas portugueses da actualidade e um dos que mais reconhecimento internacional conquistou enquanto solista e músico de câmara.
Diplomado e doutorado pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, onde estudou com Lyudmila Roschina, Filipe encetou desde então uma carreira que o tem levado a apresentar-se nas principais salas e com as principais orquestras portuguesas e em alguns dos principais palcos e prestigiosas séries de concertos da Europa e América do Norte.
Momento importante no seu percurso foi a criação, em 2006, do DSCH-Schostakovich Ensemble (de que é Director Artístico), um agrupamento de geometria variável onde Filipe se tem reunido, ao longo dos últimos quase 20 anos, a muitos dos mais significativos músicos do nosso tempo para concertos um pouco por todo o mundo.
Foi também a partir desse Ensemble que criou em 2015 o Festival e Academia Verão Clássico, que se realiza anualmente em Lisboa no fim de Julho/início de Agosto, e que se constitui hoje inquestionavelmente como uma das mais importantes academias musicais de Verão do mundo.
Dentre a sua discografia, destaque-se, a solo, o CD ‘Piano Seasons’, com obras de Tchaikovsky, Carrapatoso e Piazzolla/Nisinman e, em música de câmara, a integral para piano e cordas de Schostakovich e um disco com Trios de Beethoven, todos três editados pela Paraty/Harmonia Mundi. Recebeu em 2014 da marca de pianos Steinway & Sons a distinção de ‘Artista Steinway’.
Filipe Pinto-Ribeiro é desde a presente edição o director artístico do Festival de Música dos Capuchos.

12 JUN 21h

Concerto
Schubertíada I

13 JUN 20h

Concerto
Schubertíada II

03 JUL 21h

Concerto Encerramento
Tchaikovsky & Schostakovich